top of page

Estou sobrecarregada e cansada! E agora? 5 dicas para sair dessa situação!


Por Pâmela C. Lopes

Quem nunca se sentiu assim? Quem nunca se sentiu sobrecarregado que atire a primeira pedra. Todos nós já nos sentimos assim em algum momento da vida, onde parece que nada se encaixa, tudo está dando errado, o mundo parece desabar na nossa cabeça. Principalmente nós, mulheres que somos normalmente multitarefas, profissionais, mães, esposas, donas de casa etc. E agora? O que fazer? Como sair dessa situação?

Hoje eu trago 5 dicas de como dar um passo para sair dessa situação no momento que você estiver se sentindo assim.

Pegue papel e caneta e vamos lá!

1 - PARE!

E eu me refiro a PARAR literalmente! Quando a sua cabeça estiver com um turbilhão de pensamentos e as ideias parecerem não se encaixar PARE! Ficar tentando arrumar uma solução desesperadamente não vai resolver o seu problema. Reclamar do que está acontecendo também não. Então nesse momento é preciso que você realmente pare e respire por alguns minutos. Pegue esse tempo para você. Seja em um cômodo da sua casa, seja ir dar uma caminhada, ir a praia olhar o mar, meditar, ouvir uma música que você gosta. Mas apenas PARE e fique um tempo sem pensar em nada. Tire alguns minutos para respirar e tentar desfocar um pouco dos acontecimentos. Por mais difícil que isso pareça, se você seguir as 5 dicas que vou falar a risca você verá que realmente dá certo.

2 - UTILIZE A TÉCNICA DA GRATIDÃO

Essa é uma técnica que eu já apliquei várias vezes em mim e em muitas clientes minhas e se você fizer da forma correta vai te ajudar a começar a mudar seu estado de espírito. Que nesse momento normalmente é de desanimo, estresse, irritabilidade,frustração, angustia e tristeza. E se mantendo nesse estado de espírito dificilmente você vai conseguir solucionar o problema de forma eficiente e eficaz.

Depois de parar e respirar profundamente, pense em tudo que você é realmente grata na sua vida. Agradeça pelo que você JÁ TEM. Seja pela sua família, seu trabalho, seus amigos, seu marido, seus pais, sua saúde, sua vida ou o que você quiser. E caso você pense: ” Eu não tenho nada para agradecer, minha vida está uma porcaria!” não se preocupe, vou te mostrar agora que você realmente tem motivos sim para agradecer.

Você está respirando? Você está viva? Sim? Já tem o primeiro motivo para agradecer. Você tem o que comer? Você tem um teto para se abrigar da chuva? Tem onde morar? Sim? Então, mais motivos para agradecer. Nós sempre temos o que agradecer, é só buscarmos dentro de nós. Quando você começa a pensar no que você JÁ TEM e começa a agradecer com sinceridade, com o coração, automaticamente o nosso estado emocional começa a ser alterado e esse já é o primeiro passo para mudarmos nosso estado de espírito de reclamação, vitimismo, desanimo para gratidão, emoção, tranquilidade, reconhecimento, alegria... Por isso é importante que você procure com sinceridade DENTRO DE VOCÊ o que realmente te deixa grata.

3 – Pense no que você QUER e não no que você NÃO QUER!

O que você NÃO QUER você já sabe, ainda mais se for uma pessoa que costuma sempre reclamar. Mas a questão aqui não é o que você NÃO QUER, e sim, O QUE VOCÊ QUER! O que você quer?? O QUE VOCÊ REALMENTE QUER?

Você quer um casamento mais feliz? Quer mais organização? Quer um trabalho onde você ganhe um salário melhor? O que você REALMENTE e verdadeiramente QUER?

Foque nisso! No que você quer! Sua cabeça está um turbilhão e você não sabe o que fazer, então se pergunte: O que eu realmente quero? Busque e pense com calma porque a resposta está dentro de você, basta ter paciência e encontra-la.

4 - Identifique o real e principal problema.

Mesmo que você esteja encontrando vários problemas, não tente resolver tudo de uma vez. Foque primeiro no que mais está te preocupando e que se você solucionasse iria te fazer se sentir muito melhor e mais tranquila para aos poucos ir solucionando os outros.

Pense: O que realmente está te incomodando mais? O que especificamente é?

5 - Crie uma estratégia. Planeje. Como resolver e solucionar isso.

Você já parou, respirou, mudou seu estado de espírito. Agora é hora de pensar com mais calma e clareza. Nesse momento você já tem consciência do que VOCÊ QUER e do que REALMENTE está te incomodando. Ótimo!

Agora comece a pensar numa estratégia. É como num jogo de videogame por exemplo, todo jogo tem fases. E para você chegar a fase final e ganhar o jogo você precisa pensar em como vai passar por cada fase. E você está nessa fase e quer sair dela, então precisa de uma estratégia. E agora?

Pense e responda: Como você pode solucionar o que está te incomodando hoje? O que você pode fazer HOJE para começar a mudar essa situação? É a sua vida, e a resposta com certeza está dentro de você.

6 - Entre em AÇÃO!

Depois que responder a si mesma essas perguntas e estiver com soluções em mente, entre em ação. E comece a agir conforme a estratégia e solução que você pensou.

Um passo de cada vez.

Pâmela C. Lopes é escritora, coach, especializada em kids coaching e coaching de família, idealizadora do workshop "Mães Sem Estresse" e mãe.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page